• Guilherme Pin

Saiba como tirar manchas das roupas de forma eficaz


Foto: Blog do Pão

Correria do dia a dia, com transporte público, desodorantes e temperatura elevada podem resultar em manchas nada agradáveis nas roupas. Ainda mais as de clara coloração. Para quem tem o costume de utilizar desodorantes e antitranspirantes que contêm alumínio entendem ainda mais essa situação.


Uma primeira sugestão quanto ao uso do desodorante é esperar alguns minutos antes de aplicar na pele. É importante que a mesma esteja seca, o que já ajuda a evitar possíveis manchas. E após o uso da roupa, é recomendado que as peças sejam lavadas o mais rápido possível.


Quanto a esses passos, é importante evitar o uso de ferro de passar nas regiões manchadas. Muito pelo fato do calor fixar ainda mais as marcas.

No entanto, para a limpeza completa das peças, existem maneiras fáceis e rápidas para deixar suas roupas limpas e com aparência de nova.


Vinagre de vinho branco e bicarbonato de sódio

Quanto às manchas, vinagre é um artifício indispensável para utilizar. Muito pelo fato do ingrediente possuir propriedades químicas que ajudam na neutralização de odores. Porém, fique esperto quanto ao vinagre escolhido. A melhor opção é o vinagre de vinho branco.


Para a produção caseira dessa forma de limpeza, é preciso:

  • Medidas iguais de bicarbonato;

  • Medidas iguais de vinagre de vinho branco;

  • 1 escova de roupas ou escova de dente antiga.

Misture os dois ingredientes para formar uma pastinha e esfregue-a sobre a mancha. Deixe agir durante 20 a 30 minutos e depois lave normalmente.


Limão e bicarbonato de sódio

Outro artifício auxiliador é o limão. Então, caso não tenha vinagre de vinho branco, o fruto funciona como um substituo à altura. Por gerarem resultados bem próximos, o processo de “produção” é parecido.


Então, neste caso, é só substituir o limão pelo vinagre na lista de ingredientes. Quanto ao modo de fazer, a principal diferença está no tempo de ação. Com o limão, deixe a pasta agir sobre a mancha por 45 minutos. E depois, coloque a roupa de molho na água com sabão durante uma hora e meia antes de lavar.


Uma dica é tomar cuidado com o sol. Da mesma maneira que a acidez do limão mancha a pele, também pode manchar ainda mais a peça de roupa.


Água oxigenada

Se limão e vinagre são poderosos na hora da eliminação das manchas, a água oxigenada é outro aliada poderosíssima. Agindo melhor em tecidos orgânicos, como algodão, lã e linho, basta espirrar a água na mancha no tecido seco e deixe agir. Em minutos, é possível ver a sujeira sendo eliminada das fibras do tecido.


Após a limpeza, lave a peça com água e sabão.


Folha de mamoeiro

Uma outra sugestão de fruto na hora da limpeza é o mamão. Mas, neste caso, o ingrediente que vai fazer a diferença são as folhas verdes do mamoeiro. Basta bater as folhas com água no liquidificador. Procure produzir em uma quantidade que seja possível mergulhar a roupa dentro.


Deixe agir durante alguns minutos e lave normalmente.


Sabão de coco

Há duas estratégias de limpeza utilizando o ingrediente. Uma delas é ferver a roupa de algodão com sabão de coco.


Enquanto a outra é esfregar o sabão na roupa toda enquanto ela está úmida. Sem esperar secar, coloque-a para quarar ao sol, na posição horizontal. De tempos em tempos, mergulhe a roupa na água e depois lave na máquina - ou na mão.


Cuidados com receitas caseiras

Apesar de práticos, truques caseiros tendem a não dar totalmente certo todas as vezes. Por isso, aproveite da praticidade em manchas pequenas ou naquelas não tão à mostra. Afinal, se for para deixar ainda mais manchado, não vale a pena.


É bom manter essa atenção porque, com truques caseiros, não é possível ter consciência de como o material da peça vai reagir, seja porque um produto tenha componentes químicos e outros não, e por aí vai.


Fique atento(a) também com as misturas. Receita com combinações desconhecidas de produtos de limpeza podem causar ainda mais danos. Por isso, é importante seguir os passos de maneira correta, para não arriscar ao colocar um produto fora da regra.


FONTES

1 2 3

2 visualizações
0