• Guilherme Pin

Coldplay cancela turnê por causa sustentável


Foto: ClientEarth

A banda britânica Coldplay surpreendeu seus fãs nessa quinta (21) após revelar que não haverá uma turnê do álbum Everyday Life, previsto para ser lançado nesta sexta (22). No entanto, os fãs podem enxugar as lágrimas, porque o motivo é mais do que nobre.


O vocalista Chris Martin revelou durante uma entrevista à BBC que a banda está vendo como tornar a turnê mais sustentável. Além de também torná-la ativamente benéfica. "A parte mais difícil é como viajar de avião [de maneira sustentável]. Mas, por exemplo, nosso sonho é ter um show sem plástico de uso único, cuja fonte principal seja energia solar", explicou.


A pausa, segundo Martin, pode levar até dois anos. No entanto, garante um retorno surpreendente. "Nossa próxima turnê vai ser a melhor versão possível do que deve ser uma turnê sustentável", promete.


Ainda que não tenha turnê, a banda não vai descansar. Isso porque o grupo já tem dois shows marcados em Amã, na Jordânia. E uma apresentação no Museu de História Natural de Londres, que terá toda a renda arrecadada revertida para uma instituição ambiental.


Músicos sustentáveis


O Coldplay não foi o único a chamar a atenção à causa. Isso porque outros artistas da indústria vem tomando as mesmas atitudes, questionando o impacto das turnês no meio ambiente.


A jovem americana Billie Eilish divulgou que pretende proibir venda de canudos de plástico em suas apresentações e incentivar os fãs a levarem garrafas reutilizáveis. Não só isso, a cantora também tem o plano de colocar barraquinhas de conscientização ambiental nos locais de apresentação.


O grupo pop The 1975 também é outro que vem trabalhando nisso. Tanto que a banda prometeu plantar uma árvore para cada ingresso vendido na turnê que vai acontecer em fevereiro. Também acabaram com a produção de novas camisetas, com novas imagens estampadas por cima de peças de merchandising antigo.


Depois do Glastonbuty ter proibido a venda de plásticos de uso único, outros 60 festivais se comprometeram a fazer igual durante dois anos.


FONTES

1 2

0 visualização
0