• Guilherme Pin

BASF atinge 25 anos de sustentabilidade na empresa


Foto: Tecmundo

A empresa química BASF completou 25 anos desde a implementação da estratégia de sustentabilidade. Fundada em 1865, a companhia já começou seus trabalhos prezando a proteção ambiental e a responsabilidade social. Foi então que, em 1994, a BASF definiu um equilibro entre interesse econômico, ambiental e social como filosofia.


Nisso, foi lançado o projeto Visão 2010. Ele orientou a atuação da empresa aos princípios do desenvolvimento sustentável. Isso fez com que os processos de negócios da BASF passassem a ter aspectos de sustentabilidade através da Análise de Ecoeficiência.


Essa estratégia fez com que, hoje, 96,5% dos itens fossem divididos em quatro categorias. Cada uma com sua própria contribuição à sustentabilidade. Isso tornou a empresa uma das pioneiras a se comprometer publicamente com o desenvolvimento sustentável.


A BASF também se tornou cofundadora do Pacto Global da ONU, uma iniciativa em prol dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. E não parou. Tanto que, este ano, a companhia se juntou com outras empresas para estabelecer a Alliance to End Plastic Waste, que tem a intenção de acabar com resíduo plástico no meio ambiente.


A marca agiu de forma sustentável no Brasil. Por aqui, foram desenvolvidas estratégias através da Fundação Espaço ECO e a CasaE. A Fundação atua como uma consultoria para sustentabilidade, e, através dela, desenvolve projetos customizados para organizações medirem e compreenderem impactos ambientais, sociais e econômicos. A CasaE, por sua vez, é um local de ecoeficiência, que atua como um catálogo vivo da BASF e de seus parceiros, desenvolvendo soluções sustentáveis de maneira integrada à cadeia de valor da construção.


Uma outra parte da estratégia da BASF foi, este ano, definir metas para atingir a quantia de € 22 bilhões em vendas de produtos que oferecem contribuição para a sustentabilidade na cadeia de valor. Não só isso, como também alcançar o crescimento neutro de CO² até 2030.


FONTE

5 visualizações
0