A importância da pausa para um café.

Teste onde vai aparecer

Secretaria Estadual da Saúde alerta sobre a importância do café da manhã como a principal refeição do dia. A questão é que muita gente deixa de lado a alimentação da manhã por falta de tempo.

Hábito condenado pelo endocrinologista Frederico Godoi Cintra. “O sono é um período grande de jejum, por isso o café da manhã fornece a energia necessária para começar o dia. Isso não significa que é preciso consumir alimentos calóricos”, explica Cintra. Ele orienta que as pessoas que precisam ganhar tempo durante a manhã podem deixar a mesa pronta do café na noite anterior e assim não é necessário sacrificar a refeição.

O médico ainda explica que o ideal é comer seis vezes ao dia em intervalos de três em três horas. “Frutas e barras de cereal são alternativas saudáveis para o lanche”. A nutricionista Elizângela Teixeira concorda com o médico. “Assim que acordarmos precisamos consumir algum tipo de alimento, desde que saudável. Não vale o café preto que agride o estômago depois de um longo período de jejum que é o sono”, destaca Elizângela. Ela diz que o consumo de leite desnatado, iogurte com cereais, frutas e pão integral é o ideal no café.

0